Pressão Arterial – Alimentos que ajudam a combater a Hipertensão

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HIPERTENSÃO ARTERIAL – ALIMENTOS QUE AJUDAM OU PREJUDICAM.
Inimiga silenciosa: é dessa maneira que a comunidade médica costuma se referir à hipertensão.  90%Em boa parte dos casos, um destino melhor para os vasos sanguíneos depende do acompanhamento com o cardiologista e da escolha correta dos alimentos incluídos no cardápio. das pessoas com pressão arterial elevada não apresentam sintomas “Uma dieta balanceada, somada à prática de exercícios físicos, muitas vezes é o suficiente para prevenir e até mesmo controlar uma hipertensão mais leve”, afirma o cardiologista Marcus Bolívar Malachias, presidente do Departamento de Hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Farelo de trigo e Farelo de aveia
São fontes de fibras, compostos que dificultam a absorção de gorduras e do colesterol ruim, o LDL. Por participar dessa faxina nas artérias, esses alimentos auxiliam o sangue a circular sem sujeiras no caminho
Sugestão de consumo
Misture os dois farelos e use 2 colheres de sopa do farelo em vitaminas, frutas ou refeições salgadas. Pode salpicar diretamente sobre os alimentos.
Morango , melancia, amora e outras frutas vermelhas.
Cientistas das universidades de east anglia, na inglaterra, e Harvard, nos estados Unidos, descobriram queda de 8% no risco de hipertensão em pessoas que consomem o morango e outras frutas vermelhas . O mérito parece vir de um antioxidante que dá cor a essas frutinhas, a antocianina. “ela atua na redução das moléculas de LDL, o mau colesterol, e no aumento do HDL, a versão do bem, o que beneficia a circulação”, “além disso, essa substância combate o processo inflamatório envolvido nas doenças cardiovasculares”, substâncias também encontradas em outras frutas vermelhas como melancia, amora e framboesa.
Sugestão de consumo
Inclua 5 morangos ou outra fruta vermelha no café da manhã ou tome o suco natural da fruta após as refeições.
Outros alimentos que ajudam a controlar e até a baixar a pressão arterial:
Soja, cereais integrais, semente de abóbora, aveia, azeite de oliva, alho, brócolis, espinafre, etc…
Enfim, ter uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, cereais integrais e castanhas e evitar os 3 itens abaixo que prejudicam a pressão arterial. Isto combinados a exercícios físicos regulares, é o segredo de uma vida saudável para os hipertensos.
Os inimigos da pressão
Enquanto alguns alimentos ajudam a afastar ou minimizar a hipertensão, outros funcionam como verdadeiros gatilhos para deflagrar e piorar a doença. É o caso do trio abaixo, considerado uma bomba para a saúde das artérias.

Sal: os brasileiros usam mais do que o dobro dos 5 gramas diários recomendados. Em exagero, o sódio faz o corpo reter água e a pressão decolar.

Álcool: bebidas alcoólicas
Açúcar: esse é outro ingrediente abusado por nossos conterrâneos. Açúcar demais favorece a obesidade, condição já ligada à compressão das artérias.
Fonte: Revista Saúde. Ed. Abril; Terra , saúde e nutrição.

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