Alimentos Saudáveis Para Aliviar Stress

tabela-de-calorias             O stress é apontado como um dos grandes males da sociedade moderna. Estudos conduzidos pela associação internacional dedicada à prevenção e estudo do estresse, a International Stress Management Association (Isma) aponta que ele atinge 70% dos brasileiros, um dos maiores índices mundiais,   resultado  de uma vida cada vez mais corrida e agitada. Em excesso, o stress causa angústia, nervosismo, irritabilidade, insônia e pode desencadear uma série de doença.

Para aliviar e reduzir os diversos efeitos do estress, especialistas indicam noites de sono bem dormidas, exercícios físicos regulares e tempo de lazer, “saber reconhecer e respeitar os próprios limites é um dos fatores de controle”, outra forma muito importante é a ingestão de alimentos saudáveis, “uma dieta equilibrada, balanceada, constituída de muitos vegetais, pouca gordura e pouco açúcar pode ajudar a combater o estress”

Ahhh…, tem mais uma dica hiper preciosa: DEIXE O CELULAR, TABLET, COMPUTADOR de lado. Desconecte-se.  Ok, é difícil ficar longe do celular. Sabemos o quanto é sofrido. Mas, experimente.

Alimentos que causam ou aumentam o estress:
Açúcar, refrigerantes, cafeína, álcool, sorvetes, batata frita, queijos amarelos, chicletes e doces em geral, energéticos, alimentos picantes, alimentos processados e industrializados como : salsichas, hambúrguer, linguiça, mortadela e presunto.

Cerais integrais como o trigo e a aveia: A aveia e outros hidratos de carbono também ajudam a aumentar os níveis de serotonina no cérebro. Na verdade o cérebro precisa de carboidratos e água para funcionar normalmente. É por isso que é essencial incluir bons carboidratos como a aveia na sua alimentação regular. Alimentos ricos em carboidratos: macarrão integral, batata, pão integral, mandioca, inhame, mandioquinha, batata-doce, feijão, grão-de-bico, ervilha e lentilha. no trigo possui trimetilglicina, uma substância que ajuda a melhorar a energia, o bem-estar e a concentração.
Mel – rico em triptofano, tem ação calmante que induz a sensação de bem-estar. Ajuda na flora intestinal, responsável pela produção de serotonina, que dá mais disposição e sensação de prazer.
Abacate – rica em ácido fólico, vitamina B3 e potássio, age sobre o sistema nervoso central, garantindo o efeito relaxante.

Banana – rico em triptofano, substância precursora da serotonina.

Nozes – Ajudam você a manter seu nível de açúcar adequado no sangue. Também contém muitas vitaminas do complexo B, que combate a fadiga.
Alface: substâncias encontradas principalmente nos talos das folhas como a lactucina e lactupicrina, atuam como calmantes naturais.

Espinafre e brócolis: previnem a depressão. Contêm potássio e ácido fólico, importantes para o bom funcionamento das células, assim como o magnésio, o fosfato e às vitaminas A e C e ao Complexo B, que garantem o bom funcionamento do sistema nervoso.
Laranja: promove o melhor funcionamento do sistema nervoso. É um ótimo relaxante muscular, ajuda a combater o estresse e prevenir a fadiga. A fruta é rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do Complexo B. A ingestão de vitamina C inibe a liberação de cortisol, principal hormônio relacionado ao estress no corpo.

Castanha-do-pará: melhora sintomas de depressão, auxiliando na redução do estress. Também é rica em selênio, um poderoso agente antioxidante. Uma unidade ao dia já fornece a quantia diária recomendada de 350mg.

Alimentos ricos em vitaminas do complexo B: Quando o estresse está presente, o corpo utiliza a glicose desordenadamente, consumindo então as proteínas do músculo como fonte de energia. O ideal então é se alimentar de alimentos ricos em carboidratos complexos e uma dose extra de proteína magra como: leite em pó, queijo minas, amêndoas que contém vitamina B12; ovo, leite, banana, aveia, batata, ricos em vitamina B6.

Maracujá: Ao contrário do que diz a crença popular, a fruta não é calmante, mas sim suas folhas. As folhas contêm alcalóides e flavonóides, substâncias depressoras do sistema nervoso central (SNC), o conjunto do cérebro com a medula espinal, responsável pela sensibilidade e pela consciência. Por isso, elas atuam como analgésicos e relaxantes musculares .
 Frutas cítricas: Morango, laranja, kiwi, abacaxí, goiaba, acerola e maracujá são ricas em vitamina C, que ajuda na imunidade, diminui o risco de gripes e resfriados que afetam a energia. A carência de vitamina C também prejudica a absorção de ferro, contribuindo para a anemia e falta de disposição.

Maçã: A fruta é rica em actidina (uma enzima que melhora a circulação do sangue), potássio, vitamina A, B1, B2, e fósforo, que combate o estress e a fadiga.

Chás: maracujá, melissa, camomila.
Água: É sabido que nosso corpo é constituído por mais de 70% de água, então a água é fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo .

Relembrando: praticar atividades físicas aliada a uma boa alimentação e uma boa noite de sono também pode fazer toda a diferença! 

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