ALIMENTOS PARA DAR UM “UP” NA SUA IMUNIDADE

images (55)

Para ficar livre de constantes gripes, resfriados, garganta inflamada, feridas, herpes e outras doenças que não matam mas incomodam muito é preciso turbinar o sistema imunológico, consumindo os alimentos certos e evitando outros. De acordo com a médica ortomolecular Anna Bordini, “leite e derivados, açúcar refinado, cafeína, sal, álcool e alimentos industrializados e ricos em gorduras trans podem enfraquecer o sistema imunológico.
Um sistema imunológico fraco deixa o organismo frágil e sujeito a doenças, não só as doenças comuns que já citamos mas doenças como câncer, doenças infeccionas e imunológicas. E deixa também a recuperação mais lenta de quem pegou uma doença.
Saiba quais alimentos consumir para dar um up no seu sistema imunológico:

ALHO : Tem função imunoprotetora e uma dose de selênio e zinco, nutrientes importantes para evitar gripes , resfriados e outras doenças.

CEBOLA : É um potencializado da função imune, use sempre em temperos ou crua na salada.

LICHIA : Rica em vitamina C, auxilia na imunidade e tem propriedades anti-inflamatórias. 4

GENGIBRE : O gengibre auxilia nas defesa do organismo porque possui importante ação bactericida, além de boas doses de vitamina B6 e C. Pode ser adicionado no suco (1 colher de sopa de gengibre ralado, duas vezes por dia.

COGUMELO SHITAKE: O shitake é rico em lentinana, nutriente capaz de estimular a produção das células de defesa (macrófagos e linfócitos) e aumentar a imunidade. Utilizado em larga escala na comida japonesa, tem sido cada vez mais prescrito, graças aos seus aminoácidos e função imunoprotetora.

CASTANHA-DO-PARÁ : Segundo Lucianna Jardim, “a castanha-do-Pará é rica em selênio, poderoso antioxidante no combate aos radicais livres, que também turbina o sistema imunológico. Consumir uma ou duas por dia é suficiente para suprir as necessidades diárias de selênio”. O arroz integral, queijo cottage, gema de ovo, alho, cogumelos, sementes de girassol, cereais integrais.

IOGURT NATURAL : O iogurte natural é rico em lactobacilos com propriedades probióticas, que melhoram a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico.

VEGETAIS VERDE ESCURO : Brócolis, couve, couve de Bruxelas, rúcula e espinafre, mostarda fresca, pimentão, são fontes importantes de ácido fólico e vitaminas A, B6 e B12, que possuem papel na maturação das células imunes, ajudando na resistência às infecções.“Estes alimentos também são ricos em ácido fólico, nutriente que participa da formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo”.
As hortaliças ricas em CAROTENÓIDES ou BETA-CAROTENO, aumenta o número de células que combatem as infecções. são aquelas que apresentam cor amarela, laranja ou vermelha e contêm carotenos, como beta-caroteno.Voce deve comer pelo menos cinco porções de frutas e legumes todos os dias.
FRUTAS CÍTRICAS : Laranja, acerola, limão, kiwi, acerola, e morango são ricas em vitamina C, antioxidantes, fibras, flavonóides e propriedades anti-inflamatórias. As frutas cítricas aumentam a imunidade , A VITAMINA C presente nestas frutas aumentam a células brancas e aumentam os níveis de interferon, o anticorpo forma uma película protetora nas células impedindo a entrada de vírus.

OUTROS ALIMENTOS COMO : Amêndoas, brócolis, acelga, mostarda, azeitonas, mamão, girassol, nabo. , ricos em VITAMINA E aumenta a produção de células B, as células imunes que produzem anticorpos que destroem bactérias. A vitamina E também pode reverter parte do declínio na resposta imunológica comumente associado ao envelhecimento.
Fontes:
Bem \Estar GNT g1.globo.com
corpo-saude.wmnett.com.br

Suco para aumentar a imunidade

Você vai precisar de:

1 limão (com casca)
Suco de 2 laranjas
2 maçãs
folhas de manjericão
1 pedaço de gengibre

Como preparar:

Bater todos os ingredientes no liquidificar ou passar tudo pela centrífuga e beber em seguida para  aproveitar os nutrientes
Se quiser pode acrescentar água.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s